Guia Completo Para Quem Está Procurando Uma Moto

Comprar sua primeira motocicleta para iniciantes é uma experiência inesquecível, que pode se tornar um verdadeiro “vício”. Quando você era criança, você provavelmente se sentia um pouco animado toda vez que ouvia o som encantador do escapamento de uma motocicleta. Você provavelmente até olhou para o motoqueiro e sentiu vontade de estar no lugar dele.

Mas como comprar uma moto da maneira mais acertada e inteligente possível? O que analisar, o que levar em consideração? Como comprar uma moto pela primeira vez? É o que abordaremos adiante.

Como escolher a moto certa?

Escolher a motocicleta certa para iniciantes não é apenas uma questão de modelos e designs diferentes, a potência e o que mais agrada à sua ideia de pilotagem. Muitos pilotos cometem um erro ao comprar sua primeira motocicleta para iniciantes apenas pela imagem que procuram. Mas isso se encaixa no seu estilo de vida?

Uma moto de motocross em uma cidade faz tanto sentido quanto uma Harley offroad – praticamente nenhuma, exceto se você quiser exibi-la em sua garagem. Não é impossível fazer passeios mais longos em uma bicicleta esportiva com um companheiro e alguma bagagem, mas pode acontecer que você não goste muito.

Motocicletas de aventura são muito divertidas, mas se você está planejando se locomover apenas no trânsito da cidade, você não está aproveitando ao máximo sua bicicleta e pode até ser uma escolha muito cara.

Qual é o seu orçamento para essa aquisição?

Outra coisa fundamental é o orçamento que você vai investir no seu novo hobby favorito. Tenha cuidado, a motocicleta em si não é, de longe, a única despesa que acompanha o estilo de vida de duas rodas. Tudo começa com a licença da motocicleta, se você ainda não a possui. Comprar a motocicleta provavelmente será sua maior despesa, mas certifique-se de deixar algum orçamento de lado para o equipamento de segurança.

O capacete de motociclista é obrigatório na maioria dos países, mas mesmo que não seja, faça um favor a si mesmo e não economize dinheiro comprando um capacete barato ou mesmo não o comprando. Não só é a peça mais importante do equipamento de segurança; sem ele, também não é divertido andar. Vento em seu cabelo parece realmente atraente, mas na realidade, é difícil manter seus olhos abertos e até mesmo uma pequena mosca atingindo seu rosto pode doer como o inferno.

Outra coisa essencial a se pensar são os custos de seguro, IPVA e licenciamento. Os cálculos variam de acordo com o valor da moto e do estado no qual o futuro proprietário mora.

Em alguns casos, os custos de seguro e registro aumentam com o maior deslocamento do motor e com a maior potência do motor. Você deve verificar a base para os custos de seguro e registro em seu país e começar a partir daí.

No final, verifique o que você simplesmente não poderia viver sem em uma motocicleta, então certifique-se de não esgotar o orçamento rapidamente antes de obter toda a segurança e outros dispositivos úteis para começar a andar com confiança.

As melhores motos para iniciantes até o momento

Lembre-se de que você tem inúmeras opções para escolher uma bicicleta que caiba em você. A ordem da lista TOP 3 não tem como objetivo dizer que uma é melhor que a outra. A ideia é apresentar modelos de motos que podem ser interessantes para quem está começando nesse mundo das duas rodas.

·         Suzuki SV650

É muito fácil de manusear e com 196 kg de peso, também é bastante leve e, portanto, administrável também para as mulheres. A altura do assento de 785 mm a torna atraente para pilotos que não são muito altos, de qualquer forma, não é a motocicleta mais baixa, então os pilotos baixos teriam que ajustar a altura do assento para mais alguns centímetros, se necessário.

O que torna a SV 650 uma motocicleta perfeita para iniciantes é sua potência, que permite que você sinta prazer em pilotá-la, mesmo depois de passar da fase de iniciante. Ela traz potência suficiente para mantê-lo emocionado nas curvas por anos e fornece torque suficiente ao andar com seu parceiro também. O design mais recente é muito enxuto e oferece uma sensação um pouco mais esportiva do que seus antecessores, mas você irá desfrutar da aparência de puro estilo nu e desempenho esportivo.

·         Yamaha MT-07

A MT-07 da Yamaha é uma das favoritas entre os jovens pilotos. Muitas auto escolas usam para pilotos que estão tirando sua carteira de habilitação. Como a Kawasaki Z650 e a SV650, ela oferece potência suficiente para fazer o relacionamento durar algum tempo. Seu design fino e leve proporcionam excelente manuseio e muita confiança na moto. Embora venha com uma altura de assento de 805 mm, é mais provável que você não goste da posição de pilotagem se estiver entre os pilotos mais altos.

·         Honda CB 650F

A potência que contém está sutilmente escondida atrás da suave barra do acelerador, não dando o soco nervoso antes de você acelerar ao máximo. Você pode aprimorar rapidamente suas habilidades de pilotagem e não ficar desagradavelmente surpreso com a potência excessiva que a CB 650 pode oferecer. Eu poderia facilmente imaginar levar o Hornet do estágio de piloto iniciante para um companheiro de duas rodas para toda a vida.

É cerca de 30 kg mais pesada do que outras motocicletas semelhantes em nossa lista, o que fará com que você se esforce um pouco mais para pegá-la bem no início, mas logo se tornará uma segunda natureza quando você se acostumar a manuseá-la. O maior benefício da Hornet é que você não precisa mudar para outra motocicleta quando avançar em suas habilidades de pilotagem e passar do estágio de iniciante. Simplesmente é uma motocicleta suficiente para que isso aconteça para você quando quiser levar seu passeio para o próximo nível.

Agora você sabe não somente uma série de dicas para procurar a moto ideal para iniciantes, mas também sabe três dos melhores modelos indicados para esse perfil de motorista. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!