CONS-RCIO-PARA-MOTOS

Consórcio: Saiba Como Funciona!

O consórcio vem há mais de 50 anos ajudando os brasileiros a realizar os seus objetivos e desejos de consumo, mas a pergunta que sempre fica é o que é exatamente o consórcio e como ele funciona.

É exatamente isso que você vai saber a partir de agora, então leia esse artigo até o final e esclareça suas dúvidas.

Como Funciona o Consórcio?

Bem, se você chegou até aqui é porque assim como a maioria dos brasileiros, você já ouviu falar em consórcio, porém o que você sabe no momento, provavelmente está relacionado apenas a sorteios e lances e a gente vai esclarecer um pouco mais sobre o sistema de consórcios a partir de agora.

O consórcio é na verdade um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que se unem num  grupo com o objetivo de adquirir um bem  em comum. Esse bem pode ser tanto um imóvel, quando um automóvel e atualmente existem consórcios até de serviços, como cirurgias plásticas, reformas, faculdade e viagens.

 Após você definir o que pretende adquirir, você vai entrar em contato com um consórcio, como a Consórcio Para Motos, e irá entrar em um grupo, uma união de pessoas com o mesmo objetivo. Por exemplo, se você escolher o imóvel você vai entrar num grupo de Consórcio Imobiliário.

Essas pessoas do seu grupo também  têm o mesmo objetivo,  ou seja,  adquirir  um imóvel. Se você optou por um consórcio de automóvel  o grupo que você vai entrar é somente de  pessoas que também desejam adquirir um  carro.

 Então a partir do momento que você  definiu o bem que você deseja adquirir, o  valor que é necessário para que você  compre esse bem e o prazo de pagamento,  os valores de parcelas você vai entrar no grupo

O próximo prazo ao adentrar no grupo  é realizar pagamentos mensais.  Os participantes realizam pagamentos  mensais,  essas parcelas geram caixa muito  maior na arrecadação na soma desses  valores ou seja esse valor ele entra num  caixa que é denominado fundo comum  então a gente tem um fundo comum do  grupo um caixa que ele é reservado  somente para os pagamentos do seu grupo  e após os participantes mês a mês  pagarem as parcelas é esse valor  arrecadado soma se então um valor muito  maior a parcela de um participante mas a  parcela de outro participante mas a sua  parcela irá somar um valor muito maior  é justamente esse valor que é utilizado  para a contemplação dos clientes.

O Que é  a Contemplação ?

A contemplação é o  direito que o consorciado tem de  utilizar o crédito para a compra o  pagamento do seu bem escolhido.  A prioridade é que o primeiro  contemplado daquele mês seja o  escolhido pelo sorteio após o sorteio  vêm as contemplações por lance.

O Que é o Lance no Consórcio?

O lance é aquele valor que você  oferta a título de antecipação de  parcelas do plano que você contratou.

  Digamos que o primeiro  participante foi sorteado, ele irá retirar parte daquele fundo comum  suficiente ou de acordo com crédito que  ele contratou e deixa disponível para as contemplações por lance.

A empresa vai verificar em percentual dos créditos contratados nos  valores das cotas desse grupo qual  aquele que ofertou o maior percentual em  lance é aquele que fez a oferta a  empresa vai verificar qual é o lance  maior  daquele grupo o maior em percentual  ele será o vencedor a partir desse  momento a empresa ela disponibiliza  outra parte do fundo comum de acordo com  o crédito que ele contratou vamos dizer  se ele contratou 100 mil reais e tem 100  mil reais no fundo comum  a empresa vai deixar então disponível  porque ele foi vencedor em lance no  primeiro colocado.

 A partir desse momento ele vai ter o  direito de comprar um bem de acordo com  as regras em contrato.

  A partir disso nós temos por  exemplo o segundo maior colocado em  lance que fez a oferta  então qualquer lógica do consórcio a  regra que se ainda houver fundo comum  seja ainda tiver dinheiro nesse caixa o  segundo colocado terá o direito então de ser contemplado  também. 

Dessa forma vai acontecendo naturalmente  enquanto houver saldo do grupo  a empresa vai retirar para o segundo  colocado e depois para o terceiro e assim por diante.

A partir do momento  em que não houver mais saldo no grupo  suficiente para contemplar por exemplo  um quarto colocado e assim  sucessivamente  não havendo saldo no grupo é a partir  desse momento então encerra se as  contemplações. A assembléia é finalizada e esses  participantes terão direito de comprar  um bem de acordo com as regras pré  determinadas em contrato.

Após isso fica para o próximo  mês aqueles que fizeram uma oferta de  lance não foram contemplados  e aí também terão direito de concorrer  ao sorteio no próximo mês.

No próximo mês  haverá toda a arrecadação novamente esse  dinheiro das parcelas serão destinados  ao fundo comum entraram no caixa  novamente e tudo acontecerá novamente  tão mês a mês alguns participantes serão  contemplados por sorteio e lances também  até o final do grupo ou seja quando o  prazo  o grupo acabar todos estarão  contemplados.

O direito de  utilizar seus créditos  essa modalidade é chamada de auto  financiamento porque o grupo se  auto financia você trabalha com seu  dinheiro. O grupo trabalha com o dinheiro  do próprio grupo  uma vez que você trabalha com um  dinheiro do próprio grupo e o seu  dinheiro  você não precisa recorrer a bancos né.

 Se você recorrer a um banco  provavelmente vai contratar um  financiamento e pagar juros muito altos,  então acaba de repente ficando inviável  para você.

  Se há a possibilidade de se  programar você faz o consórcio e retira o valor sem juros! 

Como o Consórcio é Viável?

Muita gente pergunta como o consórcio é viável se não há juros para os participantes. O que acontece é que no autofinanciamento você não contrata o  dinheiro de um banco você usa o seu  dinheiro e dos seus colegas de  grupo.

 Se você usa o dinheiro dos colegas de  grupo em comum acordo não há por que  pagar juros. No  consórcio você paga apenas taxa de  administração, que é destinada a administradora de consórcio que toma conta de todo esse mecanismo.   

O sistema que é responsável pelo  patrimônio do grupo e também pela  administração e fazer com que tudo  funciona exatamente como manda tanto a  lei como o regulamento é do contrato da  empresa que você contratou o serviço  então a empresa ela cobra somente a taxa  de administração que é da onde muita  gente acha que tem um milagre mas não  tem  a empresa é claro nenhuma empresa  trabalha de graça então o que a  administradora é recebe para fazer  funcionar todo esse sistema a taxa de  administração

  Esperamos que tenha ficado um pouco mais claro para você  o conceito do consórcio como é e como  funciona os grupos a forma de  arrecadação a forma de contemplações  sorteios e lances.

Se você gostou do conteúdo e pensa em adquirir um consórcio, entre em contato conosco e solicite uma simulação!